segunda-feira, 18 de julho de 2011

Naming - Como escolher o nome para sua empresa

Escolher o nome para sua empresa não é uma tarefa fácil. Por outro lado, não é esse bicho de sete cabeças que o pessoal pinta por aí. Envolve um pouco de bom senso, paixão, e por que não: diversão!

Ouvi numa palestra de Jaime Troiano que o nome é o que menos importa para uma empresa. Para ele, o que realmente importa é o uso que se faz dele. Imediatamente discordei, afinal passei anos defendendo que antes de aprovar um nome é preciso verificar a sonoridade, afinidade, disponibilidade, aderência, pregnância, associação com o negócio e principalmente aceitação dos pais - no caso os donos da empresa.

Depois de refletir um pouco cheguei à conclusão de que todos os detalhes do nome são importantes, mas, o mais importante de tudo, é o compromisso ético da empresa com sua àrea de atuação e o respeito que a empresa tem com o consumidor e com a comunidade de marca. O professor Stalimir Vieira defende muito bem esse argumento no livro: Marca - O que o coração não sente os olhos não veem. (em breve abordarei esse tema em mais detalhes, mas indico muito esse livro para aqueles que se interessam pela ética na profissão de publicitário e/ou profissional de marketing)

2 comentários:

  1. Valeu as dicas Publio.Nosso sonho é transformarmos numa empresa,amamos o que fazemos primeiro passo, o resto será o que está traçado.No futuro quando amadurecermos,seremos!Siga-nos tb,deixe seu recado!Perdão por que não utiliza muito seu blog?Tp?Puxa, está guardando saberes!Ser blogueiro é muito bom!Abração e SUCESSÃAAOOOOOO CAMARADA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane, obrigado pela dica. Vc tem razão, quando amamos o que fazemos ele só tende a dar certo. Desejo sucesso para vc também. Esse ano pretendo alimentar o blog com mais frequencia, abraços!

      Excluir