Há algum tempo as pessoas andam comentando que a propaganda vai acabar, que não existirão mais os intervalos de trinta segundos na programação televisiva, e que os outdoors irão desaparecer.
Tudo bem... isso pode até ser verdade!
Mas, e agora, eu que tanto sonhei em estudar propaganda, não tenho futuro na profissão?
Muito pelo contrário, esse é exatamente o momento em que aqueles que sabem aproveitar, irão se destacar.
Ninguém gosta de ser importunado por um comerciante chato que não para de falar sobre si mesmo ou sobre seu produto. Por outro lado, é muito agradável ouvir uma boa história, uma boa conversa, uma boa piada, ou até mesmo, um bom drama. Por isso, sou taxativo.
"Propagandas inteligentes sempre terão vez nos corações dos consumidores (que não são mais passivos e poderiam até ser chamados de prossumidores)"
Propagandas inteligentes não são apenas fruto de uma produção individual, existem aquelas que sabem também aproveitar o que está disponível. Um exemplo recente é o fenomenal bebê risonho da campanha do Itaú.
Passei horas refletindo sobre a produção desse comercial, afinal é um achado de um pai (ou mãe) que percebeu o potencial da reação do filho diante de um ruído de papel rasgado. Uma filmagem desse tipo não possui ensaios nem tampouco segunda chance, afinal o ator principal pode enjoar do ruído e nunca mais reagir a ele. Deve-se capturar o momento e pronto, nada mais pode ser feito! Será?
Muitos me perguntaram sobre essa produção, quando encontrei essa matéria no meio e mensagem. O filme conseguiu em uma semana mais de quatro milhões de visualizações.
A produção utilizou um vídeo que havia se tornado hit na internet no começo de 2011. Foram utilizados recursos de pós produção digitais que deixaram a roupa do bebê na cor laranja e o papel semelhante a extratos bancários.
Na verdade eu não me lembrava desse vídeo do início de 2011, mas há muita coisa que virou hit na internet e que caiu no esquecimento, né? Aguarde o próximo post...
Mas se você quiser conferir, encontrei o vídeo original da criança rindo. Não há como não morrer de rir vendo uma criança se acabando com um riso saudável toda vez que o pai rasga um pedaço de papel, confira:
Outra campanha inteligente foi compartilhada por um estudante de publicidade, trata-se de uma excelente ação no cinema. Essa ação certamente comoveu as pessoas envolvidas como marido e mulher, namorados, etc... bem como todos que se encontravam na sala do cinema. E agora com o recurso das redes sociais, ações isoladas como essas podem se espalhar pelo mundo e inspirar dezenas de outras ações.
Afinal, assim como toda mulher gosta de receber elogios sobre seus cabelos, todas as pessoas gostam de propagandas inteligentes, confira...
Concordo. Se a propaganda é criativa, ela deixa de ser chata. Como trabalho em rádio, fico admirada com os spots da Cemig (Cia Energética de Minas Gerais). São campanhas que fazem o ouvinte parar, pensar e até se divertir.
Com certeza esse tipo de publicidade não está com os dias contados. Excelente post! Abraço...
Concordo. Se a propaganda é criativa, ela deixa de ser chata. Como trabalho em rádio, fico admirada com os spots da Cemig (Cia Energética de Minas Gerais). São campanhas que fazem o ouvinte parar, pensar e até se divertir.
ResponderExcluirCom certeza esse tipo de publicidade não está com os dias contados. Excelente post! Abraço...
Obrigado Tatiana, ainda defendo que o futuro da propaganda não é mera estatística, mas entretenimento, paixão, emoção e boas histórias.
Excluir