quinta-feira, 22 de março de 2012

Acabou a privacidade

Recebi esse texto por email de meu pai e achei muito interessante compartilhar aqui.

Num futuro não muito distante....

- Pizzaria Google, boa noite! 
- De onde falam?
- Pizzaria Google, senhor. Qual é o seu pedido?
- Mas este telefone não era da Pizzaria do...
- Sim senhor, mas a Google comprou a Pizzaria e agora sua pizza é mais completa.
- OK. Você pode anotar o meu pedido, por favor?
- Pois não. O Senhor vai querer a de sempre?
- A de sempre? Você me conhece?
- Temos um identificador de chamadas em nosso banco de dados, senhor. Pelo que temos registrado aqui, nas últimas 53 vezes que ligou, o senhor pediu meia quatro queijos e meia calabresa.
- Puxa, eu nem tinha notado! Vou querer esta mesmo...
- Senhor, posso dar uma sugestão?
- Claro que sim. Tem alguma pizza nova no cardápio?
- Não senhor. Nosso cardápio é bem completo, mas eu gostaria de sugerir-lhe meia ricota, meia rúcula.
- Ricota ??? Rúcula ??? Você ficou louco? Eu odeio estas coisas.
- Mas, senhor, faz bem para a sua saúde. Além disso, seu colesterol não anda bom...
- Como você sabe?
- Nossa Pizzaria tem o banco de dados mais completo do planeta. Nós temos o banco de dados do laboratório em que o senhor faz exames também. Cruzamos seu número de telefone com seu nome e temos o resultado dos seus exames de colesterol. Achamos que uma pizza de rúcula e ricota seria melhor para sua saúde.
- Eu não quero pizza de queijo sem gosto e nem pizza de salada. Por isso tomo meu remédio para colesterol e como o que eu quiser...
- Senhor, me desculpe, mas acho que o senhor não tem tomado seu remédio ultimamente.
- Como sabe? Vocês estão me vigiando o tempo todo?
- Temos o banco de dados das farmácias da cidade. A última vez que o > senhor comprou seu remédio para Colesterol faz 3 meses. A caixa tem 30 comprimidos.
- Porra! É verdade. Como vocês sabem disto?
- Pelo seu cartão de crédito...
- Como?!?!?
- O senhor tem o hábito de comprar remédios em uma farmácia que lhe dá desconto se pagar com cartão de crédito da loja. E ainda parcela em 3 vezes sem acréscimo...Nós temos o banco de dados de gastos com cartão na farmácia. Há 2 meses o senhor não compra nada lá, mas continua usando seu cartão de crédito em outras lojas, o que significa que não o perdeu, apenas deixou de comprar remédios.
- E eu não posso ter pago em dinheiro? Agora te peguei...
- O senhor não deve ter pago em dinheiro, pois faz saques semanais de R$ 250,00 para sua empregada doméstica. Não sobra dinheiro para comprar remédios. O restante o senhor paga com cartão de débito.
- Como você sabe que eu tenho empregada e quanto ela ganha?
- O senhor paga o INSS dela mensalmente com um DARF. Pelo valor do recolhimento dá para concluir que ela ganha R$ 1.000,00 por mês. Nós temos o banco de dados dos Bancos também. E pelo seu CPF...
- ORA VÁ SE DANAR !
- Sim senhor, me desculpe, mas está tudo em minha tela. Tenho o dever de ajudá-lo. Acho, inclusive, que o senhor deveria remarcar a consulta que o senhor faltou com seu médico, levar os exames que fez no mês passado e pedir uma nova receita do remédio.
- Por que você não vai à m....???
- Desculpe-me novamente, senhor.
- ESTOU FARTO DESTAS DESCULPAS. ESTOU FARTO DA INTERNET, DE COMPUTADORES, DO SÉCULO XXI, DA FALTA DE PRIVACIDADE, DOS BANCOS DE DADOS E DESTE PAÍS...
- Mas senhor...
- CALE-SE! VOU ME MUDAR DESTE PAÍS PARA BEM LONGE. VOU PARA AS ILHAS FIJI OU ALGUM LUGAR QUE NÃO TENHA INTERNET, TELEFONE, COMPUTADORES E GENTE ME VIGIANDO O TEMPO TODO...
- Sim, senhor...entendo perfeitamente.
- É ISTO MESMO! VOU ARRUMAR MINHAS MALAS AGORA E AMANHÃ MESMO VOU SUMIR DESTA CIDADE.
- Entendo...
- VOU USAR MEU CARTÃO DE CRÉDITO PELA ÚLTIMA VEZ E COMPRAR UMA PASSAGEM SÓ DE IDA PARA ALGUM LUGAR BEM LONGE DE VOCÊ !!!
- Perfeitamente...
- E QUERO QUE VOCÊ ME ESQUEÇA!
- Farei isto senhor... ...(silêncio de 1 minuto)
- O senhor está aí ainda?
- SIM, PORQUE? ESTOU PLANEJANDO MINHA VIAGEM...E PODE CANCELAR MINHA PIZZA.
- Perfeitamente. Está cancelada. ...(mais um minuto de silêncio) - Só mais uma coisa, senhor...
- O QUE É AGORA?
- Devo lhe informar uma coisa importante...
- FALA, CACETE....
- O seu passaporte está vencido.  

quarta-feira, 14 de março de 2012

O origem etimológica de seu nome


É um exercício muito interessante de ser feito, procure bases reais para justificar seu texto e preencha as lacunas com sua imaginação, mas não se esqueça de buscar a lógica para a persuasão a respeito da informação transmitida.

 

Como sabem, meu nome é Marcelo Abilio Publio, e resolvi refletir um pouquinho sobre a origem etimológica de cada elemento que compõe meu nome.

Marcelo é um termo de origem latina, significa o sonhador, o desbravador, aquele que está olhando para o futuro, para a frente, para a linha do horizonte. Não por acaso o nome é resultado da junção de dois termos muito antigos na história humana: O mar e o céu. Esse nome é bastante comum na Itália, curiosamente a região mais próxima do Lacio. É resultado de Mare + Ciello = Marcello. Ou originalmente em latim Mare + cælu: Marcælu. Marcelo pode significar também filho de deus Marte.

Abilio tem origem persa, foi adaptado para o português por semelhança fonética e deriva diretamente de Habib, que significa, atenciososo, amoroso ou querido. Coincidentemente Habib é muito utilizado como nome, e não como sobrenome, entretanto, como a escrita árabe acontece da direita para a esquerda, o sobrenome aparentemente vêm em primeiro lugar para os ocidentais. Dessa forma, meu bisavô, que chamava-se Habib Asdrak, em seu registro no Brasil foi alterado para Asdrak Habib, e seu primeiro nome tornou-se o sobrenome da família.

Por último lugar, Públio, pela sua característica fonética explosiva é possível perceber sua origem bélica romana. Públio está associado à força e resistência. Corresponde foneticamente a um dos metais mais antigos usados pela humanidade: o chumbo, do Plumbum. Foneticamente esse nome foi associado ao metal por conta de experiências alquimistas em tinas d’água onde o elemento era atirado para verificar sua densidade. Plumbum era o som que esse elemento químico fazia ao cair n’água.

Tente, é um excelente exercício de reflexão e faz com que você investigue as palavras e seu conteúdo. Além disso, pode ser um interessante exercício de criatividade, narrativa, definição de termos e investigação.

O que você pensa a respeito de seu nome?

terça-feira, 6 de março de 2012

Os mistérios da memória

As experiências da neurociência são fundamentais para entender o funcionamento do cérebro humano e como ele reage ao mundo.

Entender o funcionamento da memória é fundamental para qualquer profissional de Comunicação, Desde os jornalistas até os publicitários e relações públicas. E também não menos importante para os designers, afinal é na memorização que se fundamenta a Comunicação.

Essa experiência realizada pela National Geographic explica como as pessoas percebem e interpretam um determinado fato, isso é de extrema importância para um jornalista conseguir escrever uma matéria factual estando sujeito às imperfeições impostas à memória de cada uma das pessoas que vivenciou ou testemunhou o fato.

Além disso, a experiência com os jurados falsos é extremamente interessante para verificar a influência da sociedade sobre a percepção individual dos fatos.

Outro tema importante apresentado nesse vídeo é a forma como a memória processa dados isolados e como ela processa dados inseridos num contexto. Esse contexto, quando apresentado na forma de uma história facilita muito o processo de memorização.

A construção dessas histórias é muito explorado tanto pelo mercado publicitário quanto pela área de literatura e entretenimento audiovisual.

São 45 minutos de vídeo muito interessante, vai mudar sua forma de construir a comunicação, vale a pena ver.

Mais detalhes no site da NatGeo