quarta-feira, 14 de março de 2012

O origem etimológica de seu nome


É um exercício muito interessante de ser feito, procure bases reais para justificar seu texto e preencha as lacunas com sua imaginação, mas não se esqueça de buscar a lógica para a persuasão a respeito da informação transmitida.

 

Como sabem, meu nome é Marcelo Abilio Publio, e resolvi refletir um pouquinho sobre a origem etimológica de cada elemento que compõe meu nome.

Marcelo é um termo de origem latina, significa o sonhador, o desbravador, aquele que está olhando para o futuro, para a frente, para a linha do horizonte. Não por acaso o nome é resultado da junção de dois termos muito antigos na história humana: O mar e o céu. Esse nome é bastante comum na Itália, curiosamente a região mais próxima do Lacio. É resultado de Mare + Ciello = Marcello. Ou originalmente em latim Mare + cælu: Marcælu. Marcelo pode significar também filho de deus Marte.

Abilio tem origem persa, foi adaptado para o português por semelhança fonética e deriva diretamente de Habib, que significa, atenciososo, amoroso ou querido. Coincidentemente Habib é muito utilizado como nome, e não como sobrenome, entretanto, como a escrita árabe acontece da direita para a esquerda, o sobrenome aparentemente vêm em primeiro lugar para os ocidentais. Dessa forma, meu bisavô, que chamava-se Habib Asdrak, em seu registro no Brasil foi alterado para Asdrak Habib, e seu primeiro nome tornou-se o sobrenome da família.

Por último lugar, Públio, pela sua característica fonética explosiva é possível perceber sua origem bélica romana. Públio está associado à força e resistência. Corresponde foneticamente a um dos metais mais antigos usados pela humanidade: o chumbo, do Plumbum. Foneticamente esse nome foi associado ao metal por conta de experiências alquimistas em tinas d’água onde o elemento era atirado para verificar sua densidade. Plumbum era o som que esse elemento químico fazia ao cair n’água.

Tente, é um excelente exercício de reflexão e faz com que você investigue as palavras e seu conteúdo. Além disso, pode ser um interessante exercício de criatividade, narrativa, definição de termos e investigação.

O que você pensa a respeito de seu nome?

Um comentário: