terça-feira, 6 de março de 2012

Os mistérios da memória

As experiências da neurociência são fundamentais para entender o funcionamento do cérebro humano e como ele reage ao mundo.

Entender o funcionamento da memória é fundamental para qualquer profissional de Comunicação, Desde os jornalistas até os publicitários e relações públicas. E também não menos importante para os designers, afinal é na memorização que se fundamenta a Comunicação.

Essa experiência realizada pela National Geographic explica como as pessoas percebem e interpretam um determinado fato, isso é de extrema importância para um jornalista conseguir escrever uma matéria factual estando sujeito às imperfeições impostas à memória de cada uma das pessoas que vivenciou ou testemunhou o fato.

Além disso, a experiência com os jurados falsos é extremamente interessante para verificar a influência da sociedade sobre a percepção individual dos fatos.

Outro tema importante apresentado nesse vídeo é a forma como a memória processa dados isolados e como ela processa dados inseridos num contexto. Esse contexto, quando apresentado na forma de uma história facilita muito o processo de memorização.

A construção dessas histórias é muito explorado tanto pelo mercado publicitário quanto pela área de literatura e entretenimento audiovisual.

São 45 minutos de vídeo muito interessante, vai mudar sua forma de construir a comunicação, vale a pena ver.

Mais detalhes no site da NatGeo





Nenhum comentário:

Postar um comentário