quarta-feira, 20 de junho de 2012

Não adianta mais disfarçar, o negócio agora é escancarar!

O McDonald's, já famoso vilão da obesidade norte americana, lançou um programa no Canadá chamado:' "Nossa comida, sua pergunta! (Our food, your question)" em que pretende responder perguntas dos consumidores.

A primeira pergunta todo mundo já se questionou: "Por que os lanches do McDonald's, parecem melhores nas fotos do que na vida real?"

A resposta é bastante óbvia: "Ora, se a foto da propaganda fosse igual ao produto real, você nunca entraria em nossa loja"

Por isso ... fazemos uma maquiagem, ou em inglês, fazemos um pequeno levante na imagem (Make it up, ou makeup) que no jargão publicitário tupiniquim já virou mokape, ou mocape.

Mas uma resposta desse tipo não seria nada agradável ao público. Então, a diretora de marketing do McDonald's Canadá, Hope Bagozzi, (juntamente com toda equipe de marketing e a agência de propaganda) desenvolveu estrategicamente a resposta abaixo em forma de vídeo, indicando todo processo de melhora da imagem ao fotografar um produto. Na verdade uma aula de produção fotográfica.



Hoje em dia, não adianta tapar o sol com a peneira, tem que escancarar e mostrar de frente aquilo que acontece nos bastidores, como discutimos em sala, os produtos (e marcas) mais "sinceros" terão mais espaço no mercado a partir de agora.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Esse cara vende

Falem o que quiser desse sujeito, ele pode ser bom de bola, pode não ser tudo isso, pode ser convencido, pode ser simpático, podem apostar fichas demais nele, podem apostar fichas de menos, podem compará-lo ou não com outros jogadores, mas um fato deve ser levado em consideração: sua imagem é facilmente reconhecida por crianças e adultos, ele é o garoto ideal para muitas campanhas publicitárias, ou pelo menos para aquelas empresas que podem pagar seu cachê.


Num estudo que participei, o professor indicou que nem sempre usar uma celebridade pode trazer benefício para a marca, as vezes acontece o contrário, a marca traz mais benefícios para a celebridade do que a celebridade para a marca.


O fato é: a Tenys Pé Baruel quer que as pessoas passem a utilizar mais desodorante para os pés de forma preventiva, e não apenas para remediar o chulé. Essa marca tem apenas 8% de participação em nos lares brasileiros, ainda assim é a marca de desodorante para os pés mais lembrada, e provavelmente a mais vendida. 


A empresa tem uma meta audaciosa: quer dobrar o percentual nos próximos três anos e conta com o futebol como parte central de sua comunicação, por que será?

Segundo o site do meio e mensagem, Neymar surge na tela para divulgar uma promoção elaborada pela New Style na qual o vencedor ganhará o Touareg de propriedade do jogador. “Decidimos adotar o esporte como plataforma de nossa comunicação porque há pertinência do produto”, afirma Daniel Tiraboschi, diretor comercial e de marketing do anunciante, que patrocina o jogador e é produto oficial da Seleção, além de patrocinar pontualmente alguns clubes.

A agência por trás da campanha é a Loducca, que estreia no atendimento, em substituição à Z+.





Depois de ler essa reportagem me veio à cabeça que a corrida de rua é um dos esportes que mais cresce nos últimos anos. É um grande nicho também para o produto e uma fuga da tradicional associação Brasil e Futebol, vale a pena dar uma olhada nesse mercado tão bem explorado pelas gigantes como nike e apple #ficaadica