segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Profissão Professor : Um painel de Casos e Opiniões

No dia 03 de fevereiro de 2010, fui procurado pelo Fernando Alves da Editora Longarina para participar de um projeto intitulado “filhos professores”. Tratava-se de um livro com o depoimento de vários professores contando sobre as alegrias e dificuldades da profissão de docência. Meu nome havia sido indicado por um ex-professor e hoje amigo José Predebon, inclusive foi o professor Predebon que convidei para escrever o prefácio de meu livro.

Encantei-me com o projeto do livro que mais tarde passou a ser chamado de: “Profissão Professor” e foi lançado pela Cia Dos Livros, de São Paulo.

Ser professor, atualmente, não é um papel fácil de desempenhar. Além dos desafios diários, muitos professores sentem falta de um embasamento teórico e prático para facilitar suas atividades em sala de aula e, também, no preparo de conteúdo.
Com organização de José Predebon, a obra traz ao leitor diversos casos e opiniões de sucesso para serem empregados no currículo dos profissionais de ensino de todos os níveis. Sejam professores de escolas públicas ou privadas, todos podem utilizar o ‘Profissão Professor – um painel de casos e opiniões’, para ampliarem e melhorarem seus resultados dentro e fora da escola.

Sinopse: Esta obra vai além das noções teóricas de conhecimento científico, seleção de assunto, levantamento de tema, delimitação do problema e o ensino das normas da ABNT. Ela também orienta todas as fases de uma pesquisa, desde a elaboração do plano, do levantamento preliminar das fontes, da leitura dos textos e sua documentação, até apresentação oral do trabalho frente a uma banca examinadora, etapas que dão ao pesquisador não apenas um conhecimento bem fundamentado, mas também segurança para o reconhecimento de seus esforços e conseqüente aprovação.

O livro é composto por um painel de depoimentos sobre a carreira de quem leciona, destinado principalmente a jovens professores ou candidatos a o ser. Serão cartas de pais e mães que lecionam, a seus filhos ou filhas (reais ou imaginários) que estão cogitando ser também professores. Cartas que dirão como veteranos vêem hoje a atividade de ensinar.

Alem das cartas aos filhos, a primeira parte do livro é composta por um relato do “meu caso inesquecível” dentro da profissão de mestre. Esse texto é muito interessante para quem pretende exercer a profissão de professor, bem como para aqueles que já a exercem, pois é possível ver o dia a dia do profissão em sala de aula e perceber que muitas dificuldades que você tem na sala é uma dificuldade comum na profissão e outros professores fazem o mesmo relato.

É muito interessante ver a paixão que vários professores imprimem ao descrever sua profissão. O Livro é sem dúvida apaixonante.

Além disso, os direitos autorais serão destinados à “Fundação Dorina”, para a compra, ao fim de um ano da edição, de softwares pertinentes à leitura de textos para deficientes visuais.

"Profissão Professor - um painel de casos e opiniões" é um retrato do ensino brasileiro sob o ponto de vista de professores. Vinte e oito mestres, em sua maioria veteranos, relatam casos relevantes e transmitem sua experiência. A obra pretende compor um panorama real, só com depoimentos de opiniões e casos vividos, em um conjunto que se caracteriza pela diversidade, da qual emerge interessante harmonia. Ao correr da obra também existe um esboço da tese de que o ensino brasileiro ainda é um desafio a vencer, e que os seus profissionais merecem mais apoio.

O CONSELHO EDITORIAL é composto por Epson de Carvalho, Fernando Alves, e José Predebon (organizador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário