Depois de um estardalhaço na web, tornando-se TT em menos de uma hora, e uma das palavras mais citadas mundialmente no Twitter, o filme Eduardo e Mônica entra como mais um fenômenos instantâneo da web.
E o que mais incomoda é que uma tremenda produção dessas (criado pela agência África e dirigido por Nando Olival na 02 Filmes), depois de tanto furor, cairá rapidamente no esquecimento e torna-se-á uma coisa velha uma semana após seu lançamento. Bem vindo à cultura do efêmero.
Essa cultura do efêmero, e a busca incessante pela novidade, pode ser um excelente debate sobre a sociedade moderna, mas por hora, quero apenas comentar o filme criado pela Vivo com uma música que faz parte de minha infância e adolecência (e faz parte da infância e adolecência de muita gente importante por aí!)
A estratégia começou com alguns boatos de que estavam filmando um longa-metragem baseado na música “Eduardo & Mônica” do Legião Urbana. Na verdade tratava-se da campanha para o Dia dos Namorados, celebrando “a história de amor mais cantada do Brasil”. O detalhe é que o filme de 4 minutos é como um clipe, contando exatamente a jornada do casal.
O mais interessante é que quase todo mundo que conheço já teve esse sonho de montar um clipe para essa música, afinal o roteiro já estava pronto.
Entramos novamente na velha discussão: Não basta apenas ter ideias, "o grande valor da comunicação não está em simplesmente ter ideias, temos que colocá-las em prática".
Taí um grande exemplo: Todo mundo já teve a "grande ideia" de fazer um clipe com a música do Eduardo e Mônica, mas as ideias ficaram no papel. Na contramão disso, a Vivo arregaçøu as mangas e fez o clipe juntamente com a África e a O2.
E para seguir com a campanha e tentar dar contituidade ao boom inicial a África criou no Facebook, os perfis de Eduardo e Mônica que funcionam como uma espécie de making of da campanha, publicando as
fotos de bastidores que cada um dos atores tirou durante as filmagens.
Pra quem cresceu ouvindo Legião Urbana, é difícil não se arrepiar com
o filme, que sirva de exemplo para nós: Não está na hora de tirar aquela ideia do
papel e colocá-la em prática. Vamos lá! Não perca mais tempo. "O mundo
não é feito apenas de ideias, mas de realizações." Como diria sua avó: "De boas intenções o inferno está cheio!"
Por enquanto curta mais um poquinho do clip que re-inspirou milhares de pessoas a fazer algo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário